domingo, 8 de abril de 2012

Ignorância

As pessoas revoltam-me com a sua atitude de "não percebo, revolto-me contra".
Deste modo não passam a perceber, conduzindo-se a si mesmos para uma forma de vida cada vez mais ignorante.
Não critico a ignorância pois é um estado de alma como tantos outros, mas se há mais estados de alma para além desse, talvez devamos experimentá-los. Aí surge o problema de não conseguirem perceber ou aceitar o estado de alma em que se encontram e por isso abominar todos os que sejam diferentes do mesmo; pois ao ter um estado de alma mesmo que não saibamos qual é, somos dotados de atitudes impostas pelo mesmo desde que nascemos.
Ora, já sendo suficientemente mau não se conhecerem é ainda pior julgarem conhecer os outros e surge então a atitude mental mais comum do comum dos mortais "não percebo, revolto-me contra". É aqui que incompreendidos são alvos de humilhação e desprezo devido á ignorância que já ocorre duplamente.

Há também diferentes formas de ver "coisas" como os ditos "estados de alma" mas isso não invalida o bom senso que é desconsiderado pelo mundo vezes sem conta. Desconsiderar o nosso bom senso é como desconsiderar o nosso ser que se é digno de viver é também digno de obter felicidade com a vida e pode obtê-la evoluindo. Evoluir pode ser obter a capacidade de perceber o que ainda não percebemos, digo eu. Acho que seria uma boa atitude do ser humano, talvez o mundo mudasse alguma coisa.

3 comentários: